Sobre a empresa

A Arachane foi uma das primeiras empresas a produzir bolsas térmicas no estado do Rio Grande do Sul. Começou suas atividades em 1982, com o idealizador da marca, produzindo mochilas especiais de camping numa escala meramente artesanal.

Depois, contratou o jovem de apenas 17 anos Heber Borges Jr que, após exatos 6 anos, em 1988, encarou o desafio de deixar de ser um costureiro desempregado (pois a firma falira) e virar Empresário de Confecção.

Com apoio de seu ex-chefe e muitos amigos, começou sua pequena fábrica, localizada nos fundos da casa de seus pais. Contava, na época, com uma velha máquina de costura movida a pedal, aposentada por sua mãe.

Começava, então, a história da atual e tradicional indústria de bolsas ARACHANE.

.

.

A origem do nome

A origem do nome da empresa se deve a uma homenagem aos primeiros habitantes de Porto Alegre, os índios Arachanes. Moravam às margens de quase toda costa de nosso lago Guaíba. Dizem que, em Tupi Guarani, ARACHANE signfiica o mesmo que "lindo pôr-do-sol". Diz-se, também, que o Junco (espécie de vime), muito abundante em toda margem do Guaíba, servia para confecção de cestas artesanais, que eram usadas pelas Índias para carregarem seus filhos às costas.

O exemplo do trabalho zeloso e dedicado das índias Arachanes segue até hoje como um de nossos princípios, onde confeccionar produtos de qualidade e que repassem confiança e cuidado em suprir determinadas necessidades são aspectos sob os quais trabalhamos a cada dia, fortalecendo o relacionamento com nossos clientes.

História


Tradição